Secretário Estadual de Agricultura e Presidente da EMPAER anunciam doação de mudas melhoradas geneticamente para formação de viveiro em NSH

por Alexander Minatti publicado 28/07/2019 22h00, última modificação 28/07/2019 22h00
Agricultura

Agricultura

O Secretário Estadual de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, esteve participando neste sábado (27) do Dia de Campo de Cafeicultura no município de Nova Santa Helena-MT.

A Comitiva da SEAF-MT e EMPAER-MT foi recebida pela Prefeita Terezinha Carrara, Secretários Municipais, presidente da Câmara Cleyton Zanatta e demais vereadores, Produtores Rurais, Empresários, Representantes de Cooperativas, Instituições Financeiras e Lideranças Políticas.

Na propriedade dos produtores Jamil Pinheiro e Moacir Carrara, localizada as margens da rodovia BR-163, aconteceu a visitação técnica em uma área de plantio experimental de um hectare de aproximadamente 1 ano e 8 meses, que por sua vez já está em plena floração, fator determinante para previsão de colheita positiva que pode chegar a 100 e até 120 sacas, com uma renda estimada de R$ 25.000,00.
As mudas melhoradas geneticamente pela EMBRAPA-RO foram adquiridas por meio de Cooperação Técnica pela SEAF-MT e toda Assistência Técnica foi prestada pela EMPAER-MT em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Santa Helena com foco nos fatores climáticos, boas práticas de manejo, sistema de irrigação, tratos culturais de adubação, controle de pragas e na formação da lavoura com mudas clonais para garantir uniformidade e maior produtividade, e futuramente no contexto de colheita, beneficiamento e comercialização.

O Secretário Estadual, Silvano Amaral, anunciou a disponibilização de 5.000 mudas de 10 variedades para o Viveiro e Campo Experimental de Café Clonal que tem maior precocidade de produção, baixo índice de defeitos agronômicos, práticas mais simples de manejo e menor custo de produção. Com isso haverá a ampliação do número de pequenos agricultores beneficiados no Programa Mato Grosso Produtivo Café.